*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os bois Caprichoso e Garantido evoluíram no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), transformado simbolicamente na arena do bumbódromo para homenagear o Festival Folclórico de Parintins e os bumbás. A Sessão Especial foi presidida pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), autora da propositura. Durante a homenagem, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (União), pediu que os deputados transformassem a data posterior ao festival em feriado no território amazonense.
Mayra justificou a sessão lembrando que a festividade do boi-bumbá sustenta milhares de famílias, não só em Parintins, mas em diversos municípios do Amazonas.
Ano passado, Parintins recebeu mais de 110 mil turistas, o que corresponde a um aumento de 68,12%, em relação a 2019. O Festival de 2022 gerou uma receita direta dos turistas de mais de 112 milhões de reais, recurso que chega desde o vendedor ambulante que percorre as ruas da cidade às multinacionais que investem e patrocinam a festa”, disse.
A parlamentar homenageou o falecido ex-governador Amazonino Mendes, o primeiro gestor do estado que acreditou no potencial da festa, construiu o bumbódromo e investiu nos bumbás. Mayra Dias destacou a importância de pessoas que contribuíram para manter o festival vivo como o prefeito Bi Garcia, o presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), entre outros.
“Sempre fui defensora da nossa cultura e vejo no Festival de Parintins um meio para desenvolver nossa região com políticas públicas atuais e eficientes, capazes de transformar tanta beleza artística em melhorias para nossa gente”, destacou.
O Movimento Amigos do Garantido (MAG), Movimento Marujada e os itens dos bumbás receberam certificado de reconhecimento. Israel Paulain e Sebastião Jr. do boi Garantido, Edmundo Oran e Patrick Araújo do boi Caprichoso levantaram a galera com toadas que são hits do festival de 2023.
Ao se pronunciar, Bi Garcia pediu o apoio da Aleam para transformar a segunda-feira (pós-festival) em feriado estadual.
“O Boi de Parintins é a maior festa popular do estado do Amazonas e já merece o feriado da segunda-feira para que o povo do Amazonas possa brincar as três noites do festival, portanto, deixo esse apelo aqui para que a gente faça como nos outros estados, onde o maior produto cultural, a maior festa popular, seja reconhecida por todos os amazonenses”, afirmou.
Neste ano, a festa ocorre nos dia 30 de junho, 1º e 2 de julho.