*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Com a derrota da manobra de David Reis (Avante), muitos vereadores se animaram para disputar a presidência da Câmara Municipal de Manaus no início de 2023. Um dos nomes cotados entre os favoritos é o da vereadora Yomara Lins (PRTB), nome considerado equilibrado e com boas relações tanto com os colegas de casa quanto com os chefes de executivo do Amazonas: o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (União).
A parlamentar é descrita como um perfil moderado e discreto, o que poderia acalmar os ânimos da CMM após a tumultuada relação com David Reis nas últimas semanas. A influência política de Yomara também pesa a seu favor. Além de próxima de David e Wilson, é irmã da conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) Yara Lins e tia do deputado federal eleito Fausto Jr. (União).
Yomara faz parte do grupo de vereadores que se posicionou contra a manobra de David Reis, que tentou alterar a Lei Orgânica de Manaus para tentar a reeleição para presidente da CMM. O grupo é composto por nomes tanto da base quanto da oposição de David Almeida, indo aliados como Marcelo Serafim (Avante) a críticos como Amom Mandel (Cidadania).
Outros nomes surgiram recentemente na disputa: Caio André (PSC), mais ligado a Wilson Lima, de quem já foi secretário de Esportes; e Eduardo Alfaia (PMN), mais ligado a David Almeida, discreto e próximo de grupos evangélicos.