Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Belém sedia Encontro das Juventudes das Florestas e inauguração do Armazém da Sociobiodiversidade neste sábado (8)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Mais de 200 jovens de diferentes biomas do país se reúnem neste sábado (8), em Belém, para o Encontro das Juventudes das Florestas, evento que marca também a abertura do Armazém da Sociobiodiversidade, no Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30. A programação, que ocorre no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, reúne debates, exposições e apresentações culturais voltadas à justiça climática e à valorização da sociobioeconomia amazônica.

O evento acontece no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, com entrada gratuita e uma ampla programação cultural e socioambiental.

Até o dia 21 de novembro, o Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30 reunirá vozes potentes das florestas e das águas, além de representantes do poder público e da sociedade civil. A programação completa está disponível em espacochicomendes.org.

Durante o Encontro das Juventudes, haverá diversos debates, como a mesa “Juventudes das Águas e das Florestas e a COP30: Caminhos para a Justiça Climática”; a dinâmica “No que você pensa quando eu digo COP30 e mudanças climáticas?”; e a apresentação do documento “Recomendações Políticas das Populações Extrativistas do Acre”, além de ativismo para adiar o fim do mundo, apresentações culturais e outras atividades.

A programação inclui ainda um show especial com o cantor Irís da Salve e Pássaros Urbanos; a exibição do mini documentário do Festival Jovens do Futuro; a apresentação do filme “O Último Azul”, drama de ficção científica dirigido por Gabriel Mascar;, e o show do cantor Jeff Moraes.

O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30 tem como propósito reafirmar a memória e os ideais de Chico Mendes, símbolo de resistência e esperança no planeta, promovendo amplos debates abertos ao público com lideranças sobre temas centrais da Amazônia e da justiça climática.

Entre os temas que serão abordados estão: financiamento para povos e comunidades tradicionais, com foco em mecanismos de acesso por meio de fundos comunitários; a mesa “Juventudes das Águas e das Florestas e a COP30: Caminhos para a Justiça Climática”; Movimento dos Atingidos por Barragens; Familiares de Mortos e Desaparecidos do Campo, Vozes dos que Ficaram; e Raízes Resistentes: Mulheres Afrodescendentes pela Justiça Climática e Biodiversidade, entre outros.

O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP30 é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.