Manaus, sexta-feira 23 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

BBB 26: MP-SP abre investigação contra Matheus por homofobia no programa

Foto: Reprodução/Gshow

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O deputado estadual suplente por São Paulo, Agripino Magalhães, presidente da Associação do Orgulho LGBTQIAP+, apresentou ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) uma denúncia contra Matheus Moreira, participante do BBB 26, por falas consideradas homofóbicas. A denúncia, feita nessa quinta-feira, 22, ocorreu antes mesmo da repercussão entre os confinados, após Matheus fazer uma imitação pejorativa de Marcelo, participante assumidamente gay, durante um desfile na casa.

No episódio citado na denúncia, Matheus fez uma imitação considerada ofensiva por Marcelo, durante um desfile no reality show. A ação gerou repercussão nas redes sociais, com manifestações de internautas e entidades de defesa dos direitos LGBTQIA+, reforçando a necessidade de apuração formal.

A Polícia e o Ministério Público ainda não divulgaram prazo para conclusão das investigações, mas a abertura do procedimento marca um posicionamento sobre a responsabilidade de figuras públicas, mesmo dentro de programas de entretenimento, em relação à disseminação de discursos discriminatórios.

Esta não é a primeira vez que participantes de reality shows enfrentam denúncias por condutas homofóbicas.

Legislação

No Brasil, homofobia é crime e se enquadra na Lei nº 7.716/1989. De acordo com a legislação, constituem crime: negar emprego, serviço ou acesso a direitos por homofobia ou transfobia; praticar violência física, psicológica ou moral contra pessoa LGBTQIA+ ou discriminar ou humilhar publicamente com base na orientação sexual ou identidade de gênero.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.