*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Movimento Marujada celebra neste sábado, 18 de maio, os 36 anos do seu pioneiro evento – o Bar do Boi. O palco da festa será o Centro de Convenções Gilberto Mestrinho – o Sambódromo –, em Manaus.
Para festejar a tradicional vitrine da cultura popular, o Bar do Boi traz ao palco estrelas de várias gerações, que marcaram a história do evento. Os itens oficiai do Caprichoso Edmundo Oran, Marujada de Guerra e Prince do Caprichoso são atrações confirmadas, além dos toadeiros Klinger Junior, Paulinho Viana e Canto da Mata, com as participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC), Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB).
Arlindo canta Arlindo
O Bar do Boi 36 anos também marca a gravação do primeiro audiovisual de Arlindo Neto. Intitulado “Arlindo canta Arlindo”, serão 13 toadas, entre as eternizadas na voz do Pop da Selva Arlindo Jr. e que marcaram o novo “boom” do boi-bumbá.
“Muitas surpresas vão acontecer no espetáculo”, assegura Arlindo Neto, que vai cantar, dançar e performar, inclusive com toada inédita em dueto com seu pai Arlindo Jr. – nunca antes ouvida na voz do Pop da Selva. “Essa noite promete muita emoção do início ao fim”, completou.
A produção do audiovisual é assinada por Arlindo Neto, Movimento Marujada, Carlos Kaita, Joel Maklouf e Neto Batucada.
O Bar do Boi 36 Anos tem início às 21 horas, e a entrada é gratuita. Mesas podem ser adquiridas pelo (92) 99103-6772 e camarotes pelo (92) 98833-0777. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Acesso de menores
O Movimento Marujada comunica que, por determinação do Juizado da Infância e da Juventude Infracional, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida a presença e permanência de menores de 12 anos no evento.
Histórico
A saga pioneira do Bar do Boi teve início no feriado de 1º de maio de 1988, quando um grupo de parintinenses, radicados em Manaus, reuniu-se para celebrar o amor por sua terra natal e tentar apoiar a divulgação do Festival Folclórico de Parintins, e as apresentações do Boi Caprichoso no festival daquele ano. No início, sempre aos sábados à tarde, começaram a embalar o sonho coletivo ao som de toadas e contemplando fotografias de festivais passados.
Após tentativas em alguns locais, o Bar do Carlinhos, no conjunto Ica Maceió, abraçou o movimento que cresceu e ganhou a simpatia manauaras e parintinenses, inclusive torcedores do boi contrário que, a partir do exemplo, mobilizaram-se em prol de suas cores.
No ano seguinte, para poder receber maior número de brincantes e oferecer estacionamento para veículos, o Bar do Boi se transferiu para o Grêmio Recreativo dos Servidores do Ministério da Agricultura (rua Recife) e, em 1991, foi para a TvLândia (avenida Djalma Batista, atual Manaus Plaza), onde se expandiu com palco, sala VIP e camarotes, maior número de bares e de voluntários para atender o público.
“Temos muito orgulho de chegar aos 36 anos de história com o Bar do Boi, um evento que tem por marca a ousadia de se reinventar. A dedicação de cada associado, colaborador e parceiro foi determinante na conquista da notoriedade e confiança junto ao nosso público, a quem entregamos o nosso melhor a cada temporada”, disse Rogério Jesus, presidente do Movimento Marujada.
O Bar do Boi passou pelos quatro cantos da cidade de Manaus, tendo como palco Sambódromo, Arena VIP, Mocidade Independente de Aparecida, Casa dos Bumbás, Clube da Assinpa, SESI Clube do Trabalhador e Copacabana, até seu retorno ao Sambódromo, com apoios institucionais e privados que acreditam que a cultura popular é a identidade e o triunfo do povo.