Search
booked.net
Search
Close this search box.

Bancada do AM se compromete com reeleição de Arthur Lira em troca de apoio a pautas como BR-319 e Zona Franca de Manaus

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os deputados federais do Amazonas encontraram-se nessa terça-feira (17/1) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e se comprometeram a ajudar em sua reeleição para o cargo no início de fevereiro. Em troca, os parlamentares pediram apoio a pautas de interesse do estado, como a pavimentação da rodovia BR-319 e a defesa do modelo Zona Franca de Manaus.

Estiveram presentes na reunião os deputados Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Saullo Vianna (União), Silas Câmara (Republicanos), Átila Lins (PSD) e Fausto Júnior (União), que se comprometeram a votar em Arthur Lira. Ausentes, Sidney Leite (PSD) e Adail Filho (Republicanos) também se comprometeram com o deputado.

“Eu não compareci ao jantar porque já havia outro compromisso, mas meu voto é do deputado Arthur Lira. Tenho trabalhado juntamente com o grupo de deputados para a sua reeleição. Entendemos que nesse momento o Arthur é o melhor nome que temos para a Câmara dos Deputados”, disse Sidney Leite.

Segundo o grupo, além da BR-319 e a proteção aos incentivos da ZFM, Lira também se comprometeu com a implantação de uma nova matriz econômica no estado do Amazonas, que depende quase que inteiramente do Polo Industrial de Manaus, e a preservação da Floresta Amazônica. Dados recentes apontam intenso crescimento no desmatamento, sobretudo em cidades do sul do Amazonas.

Haddad mantém redução do IPI e imposto pode deixar de existir com reforma; políticos e industriários da Zona Franca se preocupam
Lula diz que é preciso conhecer a economia do Amazonas e o povo precisa votar para permanência da Zona Franca de Manaus
Cheia no rio Curuçá provoca transtornos em trecho da BR-319 onde ponte desabou
Decano da Câmara Federal, Átila Lins preside sessões de posse dos novos deputados e de escolha do novo presidente da casa

Mais votado do pleito de 2022, Amom Mandel sugeriu o mecado de crétido de carbono para a região como uma alternativa. A medida já foi defendida pelo então deputado federal Marcelo Ramos (PSD).

“Sabemos que é necessário ajudar a preservar a Zona Franca nos moldes atuais, não dá pra gente simplesmente substituir a nossa matriz econômica de uma hora pra outra. Em contrapartida, nossos nossos governantes, historicamente, em qualquer esfera, não se empenharam para que nós não tivéssemos essa dependência da Zona Franca. Eu fui eleito agora pra um primeiro mandato como deputado federal e pretendo me empenhar pra gente diversificar essa matriz econômica e pra que nós, futuramente, não sejamos dependentes de uma única matriz”, disse Mandel.

O parlamentar defendeu a proposta de simplificação de impostos, destacando que o país paga muitos tributos diferentes em cada unidade da federação.

“O Brasil é um dos países que mais exigem tempo do empresário pra calcular a quantidade de impostos. Se você tem um produto que é feito em um determinado estado, você tem uma alíquota pra cada Estado. Nós queremos enquanto parlamento simplificar esses tributos e também, na medida do possível, torná-los mais juntos”, concluiu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.