Search
booked.net
Search
Close this search box.

Balaio da Oxum reúne devotos na Ponta Negra e grupo pede fim da intolerância religiosa

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Adeptos das religiões de matriz africana se reuniram no Complexo Turístico da Ponta Negra nessa sexta-feira (8) para celebrar mais uma edição do Balaio da Oxum. A data comemora a orixá conhecida como Rainha das Cachoeiras. Além de exaltar a divindade, grupos no evento apelaram pela preservação dos povos indígenas, da população negra e da floresta Amazônica.

Os participantes também pediram o fim da intolerância religiosa. Os seguidores de religiões como umbanda e candomblé são as principais vítimas da prática, com três ocorrências por dia somente em 2023.

“A gente sabe que não é fácil ser do axé, ser do santo. A gente sofre um boicote sempre, mas o povo de axé de Manaus é força. Nós temos voz e o nosso povo sempre foi resistente. É uma luta de mais de 500 anos para a gente manter essa tradição, toda a nossa cultura”, afirmou a Mãe Flor de Nave, organizadora do evento.

Nas redes sociais, o professor e ativista LGBT+ Gabriel Mota compartilhou um momento da reunião na praia da Ponta Negra.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.