*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Com apenas 15 anos de idade, a atleta amazonense Avril Karoline de Souza, garantiu o 3° lugar no Pan-Americano, no México, competindo pela primeira vez em uma disputa internacional de wrestling, ficando na terceira colocação no ranking das Américas, na categoria até 57 quilos.
A jovem deu seus primeiros passos no esporte aos 7 anos, com a modalidade de jiu-jitsu, mas em 2021, descobriu que sua paixão era o wrestling. Atualmente, com 15 anos, a atleta tem uma coleção de títulos nacionais na modalidade, como medalha de bronze nos Jogos da Juventude em 2022, na Cidade de Aracaju (SE), e a Copa Brasil Aline Silva, em São Paulo, onde classificou a atleta para disputa internacional, no México.
“O wrestling representa persistência e trabalho árduo. Tenho certeza que no próximo ano vou estar ainda mais forte e preparada para ser a primeira no ranking das Américas, esse é o meu maior objetivo. Agradeço ao governador Wilson Lima, por todo apoio recebido e por estar valorizando nosso esporte”, afirmou Avril Karoline.
“O resultado da Avril, nessa competição, só reafirma que a missão do Governo do Amazonas, em dar suporte aos atletas de base, tem dado certo. Sabemos do potencial dos atletas de Wrestling e, com os investimentos e apoio, com certeza teremos sempre os melhores resultados no cenário nacional e internacional”, destacou Jorge Oliveira, titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
O treinador da atleta, Anderson Alves, salientou o rápido desenvolvimento da atleta na modalidade. “A Avril é uma atleta comprometida nos treinos, sempre dedicada e focada em aperfeiçoar suas habilidades, ela vem constantemente evoluindo e já conquistou Brasileiro e agora a medalha no Pan-Americano. Como técnico acredito que ela ainda tem muitos resultados e títulos para conquistar”, pontuou.
Wrestling é uma arte marcial que mistura técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos, derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling, onde dois atletas participam tentando controlar os movimentos do adversário.