A Prefeitura de Manaus informou nesta sexta-feira, dia 26, que 29 sepultamentos foram registrados nos cemitérios da capital do Amazonas nesta última quinta-feira, dia 25. Desse total, 25 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com uma opção por cremação e também um óbito oriundo do interior do Amazonas. Nos particulares, foram quatro enterros.
Ainda do total de sepultamentos e cremações no sistema público, cinco foram de óbitos em domicílio e três famílias utilizaram o serviço SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Entre as causas de morte do total de enterros nos espaços públicos, três foram de Covid-19, uma por insuficiência respiratória e também uma por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de quatro por causas desconhecidas ou indeterminadas.
Comunicado à imprensa
Devido à baixa no índice do número de enterros na cidade e da redução da cobertura jornalística, a Prefeitura de Manaus comunica que o acesso à imprensa ao cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste, está sendo feito, agora, mediante a solicitação prévia por e-mail, via Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Contando com a compreensão e colaboração de todos, a Semcom reforça o compromisso com a transparência e o trabalho colaborativo junto aos profissionais da imprensa.