Manaus, quarta-feira 21 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Avião que caiu em MS explodiu ao atingir o solo; quatro morreram

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A aeronave que caiu e matou quatro pessoas — entre elas um cineasta brasileiro e o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu — na região da Fazenda Barra Mansa, próximo à cidade de Aquidauana (MS), na noite dessa terça-feira (23), explodiu ao atingir o solo. A explosão resultou na carbonização dos quatro corpos. Não houve sobreviventes.

Veja quem são as vítimas:

  • Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
  • Kongjian Yu, arquiteto paisagista de origem chinesa;
  • Luiz Ferraz, cineasta e documentarista brasileiro; e
  • Rubens Crispim Jr., documentarista.

As causas da queda ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

A região onde o acidente ocorreu é de difícil acesso, o que pode dificultar os trabalhos das equipes de resgate e perícia. O Pantanal enfrenta períodos de seca e cheia extremos e as condições climáticas também podem ser consideradas na investigação.

Vítimas

Uma das vítimas é o renomado arquiteto Kongjian Yu, mundialmente conhecido pelo conceito das “cidades-esponja”.

As “cidades-esponja” são um conceito de cidade sustentável voltado ao manejo da água, com capacidade de reter, limpar e infiltrar águas, por meio de soluções baseadas na natureza — uma cidade sensível à água.

O arquiteto publicou mais de 20 livros e mais de 300 artigos científicos. Ele já recebeu prêmios internacionais, como o IFLA Sir Geoffrey Jellicoe Award, o Cooper Hewitt National Design Award e o RAIC International Prize.

A outra vítima, Luiz Fernando Ferraz, era um cineasta brasileiro. Segundo amigos, ele e Kongjian Yu trabalhavam em um documentário sobre cidades-esponja. Todos os corpos foram carbonizados após a explosão da aeronave.

*Com informações do Metrópoles

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.