*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, na tarde desta segunda-feira (23), o desaparecimento da aeronave PT-JCZ na região de Manicoré, no interior do Amazonas. As buscas, que começaram no sábado (21), estão sendo realizadas por equipes na densa floresta da área. Ainda não há informações oficiais sobre o número de pessoas a bordo.
Na sexta-feira (20), dia em que a aeronave desapareceu, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenita) divulgou uma nota informando que não havia sido notificado sobre nenhum incidente na região. No entanto, nesta segunda-feira (23), a Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que realizou três horas de voo em busca da aeronave. Já no domingo (22), as operações enfrentaram atrasos pela manhã devido às condições meteorológicas adversas, mas foram retomadas à tarde, com mais 550 km² de área sobrevoada.
A Força Aérea informou que aeronave não tinha plano de voo registrado nem foi detectada pelos radares de controle de tráfego aéreo. Segundo as investigações da FAB, familiares do piloto relataram que o GPS Garmin do piloto indicava as últimas posições ao Sudeste de Manicoré.
As buscas seguem nesta segunda-feira (23) com o apoio da aeronave SC-105 Amazonas.
O caso
O desaparecimento da aeronave ocorreu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 quilômetros da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região.