*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) apreendeu um avião na cidade de Belém, capital do Pará, contendo 290 kg de drogas do tipo skunk. A aeronave pertence à Igreja Quadrangular do Pará, que tem como líder o pastor evangélico e ex-deputado Josué Bengston (PTB), tio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ministra dos Direitos Humanos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo as autoridades, os entorpecentes seriam levados para Petronila, em Pernambuco. A apreensão ocorreu na manhã do último sábado (27), pouco antes de decolar do hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém.
O suspeito responsável pela droga fugiu ao ver os policiais, mas foi alcançado e preso. Em nota, a PF afirma que “a droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e um piloto”. Os federais apreenderam o avião e o celular do suspeito após abertura de inquérito policial. O piloto não foi preso porque “não foi verificada participação dele no crime”.
Em nota, a assessoria da senadora Damares Alves confirmou o parentesco com o pastor Josué Bengston e afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa. Segundo eles, a parlamentar entrou em contato com a família e “foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja”.
Confira o momento da apreensão: