Search
booked.net

Avião com deportados chega a Manaus, mas voo para Belo Horizonte é cancelado

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Os Estados Unidos devem enviar uma nova aeronave para transportar 158 deportados, incluindo 88 brasileiros, que ficaram retidos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após o cancelamento de um voo da companhia GlobalX. O incidente ocorreu na noite de sexta-feira (24), quando uma falha no sistema de ar condicionado da aeronave gerou desconforto entre os passageiros, levando a um princípio de tumulto durante a parada para reabastecimento.

A aeronave, que deveria seguir para Belo Horizonte, foi temporariamente evacuada após a falha técnica, e o voo foi cancelado. A tripulação decidiu interromper a viagem, aguardando a manutenção da aeronave. Na madrugada deste sábado (25), a Polícia Federal de Manaus confirmou que um novo voo será enviado pelos Estados Unidos, com previsão de partida para a tarde de hoje.

O Airbus A320 da Global X (N276GX) que cumpriu a rota Alexandria (EUA) – Panamá – Manaus teve a ocorrência com os passageiros que acionaram as escorregadeiras de emergência durante a parada técnica no SBEG. Inicialmente, a empresa afirmou que foi necessário fazer manutenção na aeronave em Manaus, mas depois relatou o cancelamento do voo para a capital mineira.

A expectativa é de que outro voo da Global X (N291GX) aterrize no Brasil às 17h de sábado para “resgate” dos tripulantes e seguranças da ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement’s), agentes dos EUA que acompanham estas missões de deportação.

FAB emite nota

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de nota à imprensa, que uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), foi engajada, por solicitação do Governo Federal, para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos, que aguardam o término do traslado em Manaus (AM).

A aeronave decolará da Base Aérea de Brasília (BABR), às 13 horas (local), com pouso previsto, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, às 14h30 (local). O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes.

A FAB disponibilizará, ainda, profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).

A previsão é que os deportados sejam transferidos por volta de 16h ou 17h, no horário de Manaus ao aeroporto de Confins (BH).

 

Doações 

O Governo do Amazonas está auxiliando no atendimento de passageiros deportados dos Estados Unidos, que chegaram à Manaus. Foram disponibilizados para os brasileiros colchões, atendimento médico, alimentação e água, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Corpo de Bombeiros do Amazonas (Cbmam) e Defesa Civil.

No total, 79 passageiros estavam a bordo do avião, sendo 11 mulheres, 62 homens e seis crianças. Todos foram acomodados em uma sala do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e devem aguardar um novo voo para Belo Horizonte.

De acordo com a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, o apoio da secretaria é essencial para assegurar o bem-estar de todos.

“A principal solicitação aqui é o atendimento humanizado, então estamos nos fazendo presentes para garantir que os direitos desses cidadãos sejam preservados”, destacou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.

No local, uma equipe do Corpo de Bombeiros do Amazonas também presta apoio com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, como explica o Comandante de Socorro da capital, tenente Éverton Augusto.

“Alguns passageiros já possuem algumas patologias e precisam de acompanhamento do uso de medicação, então estamos identificando esses pacientes para que eles possam receber assistência”, disse o Comandante de Socorro da capital, tenente Éverton Augusto.

Para Sinval de Oliveira, de 51 anos, passageiro que estava no voo, a rapidez e atendimento humanizado das equipes do Governo do Amazonas trouxeram conforto em meio ao momento delicado vivido por todos.

“Estou muito impressionado com o atendimento. Morava no Estados Unidos há 35 anos e chegamos aqui com esse incidente. Rapidamente, recebemos toda a assistência e tenho só a agradecer a todos da equipe do Corpo de Bombeiros e de Direitos Humanos”, disse o passageiro, Sinval de Oliveira.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.