*Da Revista Cenarium
Após quatro meses de aulas sendo realizadas virtualmente por conta da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) deve retomar as aulas presenciais em agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 23, pelo secretário de educação, Luís Fabian em entrevista exclusiva à REVISTA CENARIUM.
Na próxima semana, a data de retorno deverá ser anunciada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Razão pelo qual o secretário da Seduc, Luís Fabian, explicará o direcionamento dos protocolos de segurança aos professores. Além de adiantar que as aulas ocorrerão de forma híbrida e escalonada, tanto presencial quanto virtual.
“Grupos de trabalho foram criados para focar em três grandes eixos, o primeiro, com cuidados da saúde das crianças e jovens. Dessa forma, focamos o eixo pedagógico, extremamente importante, pois precisamos medir o nível de aprendizagem dos alunos no programa ‘Aula em Casa’, durante o período de isolamento”, explica.
Fabian também afirmou que a secretaria pretende criar um programa de recuperação da aprendizagem, para priorizar a grade curricular permitindo que o ano letivo de 2020 seja devidamente encerrado.
Aulas Virtuais
Dos 200 mil alunos matriculados nas escolas estaduais da capital, as aulas virtuais foram acompanhadas por mais de 150 mil alunos e que no retorno das atividades serão feitas revisões de conteúdos para que os estudantes não percam o ano letivo de 2020.
“Na segunda semana de aula vamos fazer uma avaliação diagnostica em dois dias e iniciaremos um grande programa de reforço da aprendizagem e redefinição de toda a nossa política de avaliação são muitas ações que de fato vão coadunar com elevação da qualidade da educação e o resgate do ano letivo de 2020”, explicou Fabian.
Reunião com os sindicatos
Uma reunião está marcada para esta quinta-feira, 23, entre a Seduc e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam). A agenda ainda confirma outra reunião para sexta-feira, 24, com o Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom Sindical), para explicar o retorno das aulas aos representantes da categoria.
Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou, por meio de nota, que não há previsão para o retorno das aulas presenciais, e que isso só será possível a partir das deliberações dos órgãos de saúde.
Para essa tarefa, um Grupo de Trabalho (GT) intersetorial foi criado, com participação das áreas de saúde, educação e assistência. A fim de fazer o monitoramento epidemiológico, bem como organizar os protocolos de segurança para o retorno.
Os grupos se reúnem mais de duas vezes por semana para discutir e alinhar as ações dos eixos. As equipes de infraestrutura também já iniciaram a verificação dos equipamentos necessários nas unidades de ensino para que professores, gestores e alunos se sintam seguros em um possível retorno.
A Semed destacou ainda que tem desenhado um plano de retorno às aulas presenciais, agindo conforme as orientações do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e reforça que jamais optará por qualquer decisão que coloque alunos, professores e outros servidores da educação em risco.