A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclareceu, por meio de nota, que não procede a informação do retorno das aulas presenciais na rede municipal de Manaus para o dia 1º de agosto. Um documento divulgado na manhã desta quarta-feira (24), que circula pela redes sociais, confundiu a população sobre o possível retorno.
Na última semana, a escola municipal Sabá Raposo realizou uma reunião com os professores para tratar sobre os cenários para o possível retorno das aulas. A Semed afirma que o documento interno divulgado não tem validade oficial.
O retorno das aulas presenciais só será possível a partir das deliberações dos órgãos de saúde. Segundo a Semed, um Grupo de Trabalho (GT) intersetorial foi criado, com participação das áreas de saúde, educação e assistência, a fim de fazer o monitoramento epidemiológico, bem como organizar os protocolos de segurança para um possível retorno.
As equipes de infraestrutura já começaram a verificar os equipamentos necessários para que professores, gestores e alunos sintam-se seguros em um possível retorno.
Ainda conforme nota, a Semed tem desenhado um plano de retorno às aulas presenciais, agindo conforme as orientações do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e reforça que jamais optará por qualquer decisão que coloque alunos, professores e outros servidores da educação em risco. Uma pesquisa on-line foi lançada para saber a opinião dos pais ou responsáveis, educadores e estudantes sobre o assunto em questão.
*Informações da assessoria