Search
booked.net
Search
Close this search box.

Auditoria do TCU considera ilegal o uso de dinheiro do SUS para distribuir cloroquina

A área técnica do Tribunal de Contas da União classificou como ilegal o uso de recursos do Sistema Único de Saúde para o fornecimento de cloroquina e hidroxicloroquina a pacientes com Covid-19. Os medicamentos não têm eficácia comprovada para o combate à doença.

Em Manaus, que vive um colapso em meio ao avanço da segunda onda e à escassez de insumos para tratamento hospitalar, o Ministério da Saúde distribuiu 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina

Em documento obtido pela Folha de S.Paulo, o TCU sustenta que “como não houve manifestação da Anvisa acerca da possibilidade de se utilizar os medicamentos à base de cloroquina para tratamento da Covid-19 e tampouco dos órgãos internacionais antes mencionados (as ‘Anvisas’ de outros países), verifica-se não haver amparo legal para a utilização de recursos do SUS para o fornecimento desses medicamentos com essa finalidade”.

Diante do resultado da auditoria, o ministro Benjamin Zymler, relator do processo, determinou na última sexta-feira 22 que a pasta comandada por Eduardo Pazuello explique, em até cinco dias úteis, sua posição sobre o uso dos medicamentos por pacientes com Covid-19.

* Carta Capital

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.