*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O ator Luis Gustavo Blanco morreu neste domingo (19), aos 87 anos de idade, na cidade de Itatiba (SP), vítima de complicações por conta de um câncer no intestino. O artista se tratava contra a doença desde 2018.
Cassio Gabus Mendes, sobrinho do ator, publicou a informação em seu Instagram.
O corpo de Luis Gustavo será cremado em cerimônia reservada à família ainda hoje, sem realização de velório.
Dos bastidores para a frente das câmeras
Luis Gustavo iniciou sua carreira artística como contrarregra por meio do cunhado, o autor de novelas Cassiano Gabus Mendes, então diretor artístico da TV Tupi. Em pouco tempo, participou de diversos filmes, telenovelas e teleteatros.
O ponto de virada foi a interpretação de Beto Rockfeller, na novela homônima de Bráulio Pedroso em 1968, considerado o primeiro anti-herói da teledramaturgia brasileira.
Luis Gustavo é responsável por dar vida a vários e marcantes personagens, como o playboy Ricardo na primeira versão de Anjo Mau (1976), o músico cego Léo em Te Contei? (1978), o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentim na primeira versão de Ti Ti Ti (1985), o radialista corrupto Juca Pirama em O Salvador da Pátria (1989). Entre 1996 e 2002, deu vida a Vanderlei Mathias, o Vavá, um chefe de família desastrado que vive às turras com a irmã Cassandra (Aracy Balabanian), o genro Caco Antibes (Miguel Falabella) e a sobrinha Magda (Marisa Orth).
Entretanto, seu personagem mais memorável foi o divertido e atrapalhado detetive particular Mário Fofoca, em Elas por Elas (1982), de seu cunhado Cassiano. O personagem chegou a retornar em um seriado próprio, um filme e na nova versão de Ti Ti Ti (2010).
Vários famosos e colegas de Luis Gustavo lamentaram a morte do ator nas redes sociais. Em seu Instagram, Miguel Falabella delcarou: “Meu amado Tatá, eu confesso que não estava preparado para me despedir de você. Sequer sonhava com esse momento, pois além de meu ídolo, você foi uma das melhores pessoas com quem tive a oportunidade de cruzar neste plano”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por miguelfalabellareal (@miguelfalabellareal)
Tive a honra de dirigir Luis Gustavo como Mario Fofoca no remake de TiTiTi. Vai fazer muita falta. Obrigada Tatá!!! pic.twitter.com/En0icAOUOI
— maria de medicis (@IMedicis) September 19, 2021
Ídolo desde Mario Fofoca ! 👏🏻👏🏻👏🏻🥰🙏🙏🙏 obrigado por tanto Luís Gustavo !!!!🙏🙏 descanse em paz !!!!!!🥰🥰🥰🙏🙏 pic.twitter.com/mPcSVNKBGM
— Marcelo Serrado (@mserradoator) September 19, 2021
*Com informações de G1 e Notícias da TV