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Atletas japoneses usam uniformes feitos com material reciclado nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Os jogos Olímpicos de Tóquio são diferentes das edições anteriores, e não apenas em função da pandemia. Um dos focos da competição deste ano é promover a sustentabilidade, e o conceito foi aplicado até nos uniformes. A Asics Japão, empresa de material esportivo, é a responsável pela façanha.

A marca desenvolveu os uniformes da delegação japonesa e dos voluntários do evento de forma sustentável, por meio de reciclagem. O processo começou há quatro anos, no local onde a Asics realiza pesquisa e criação de produtos, chamado Institute of Sport Science (ISS), que fica em Kobe, cidade localizada na região central do país.

Foram distruídos pontos de coletas de roupas pelo Japão para que as pessoas pudessem doar suas peças. Depois, a empresa selecionou os materiais e os transformou em poliéster reciclado e utilizou um corante que exige menos água que os métodos convencionais de tingimento para produzir os produtos olímpicos.

“Essa iniciativa surgiu para contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas metas para redução das emissões de gases causadores do efeito estufa até 2030. Também em linha com o próprio projeto de Tóquio de organizar um evento ecológico e sustentável”, explica o diretor de produtos da Asics América Latina, Daniel Costa.

Segundo Costa, foram três pilares fundamentais para alcançar a meta: diversidade, performance e sustentabilidade. O uniforme será usado pelos atletas nas cerimônias de premiação e na Vila Olímpica, e “expressa o poder e orgulho da equipe ao combinar o tradicional senso de beleza japonês com uma tecnologia avançada”, diz a Asics.

As ações da empresa nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos não param por aí. Muitos dos calçados que a fornecedora produziu para os atletas também apresentam tecnologias sustentáveis.

Além disso, a Asics Japão criou uma base chamada de “Asics Tokyo Experience” para que as pessoas tenham a possibilidade de ver o presente e o futuro da marca, o que inclui os detalhes das tecnologias usadas e o foco em sustentabilidade.

Daniel Costa pontua, no entanto, que os produtos não devem ser comercializados, mas que o aprendizado do processo será usado pela companhia para criar e lançar materiais com estes métodos.

“Neste ano, por exemplo, já lançamos o Earth Day Pack, a nossa coleção mais ecológica até agora, criada a partir da abordagem de design circular, em que os tênis foram feitos a partir de cinco toneladas de têxteis reciclados, equivalente a 25 mil camisetas”, diz ele.

Costa destaca as tecnologias utilizadas na linha. “O forro dos sapatos foi desenvolvido com uma técnica de tingimento por solução que reduz as emissões de CO2 em cerca de 45% e diminui o uso de água em cerca de 33% em comparação com o tingimento convencional”, afirma.

“Todos os tênis apresentaram um ícone de girassol especialmente criado, simbolizando o compromisso da marca em preservar o planeta para as gerações futuras”, completa.

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