Neste sábado (13), o governador Wilson Lima apresentou uma atualização do segundo ciclo de retomada de atividades não essenciais em Manaus. No plano, exercícios físicos individuais ao ar livre foram acrescentados na lista de permissões.
O governador ressaltou, ainda, que é importante que as pessoas também tenham consciência do seu papel quanto ao uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e todos os outros procedimentos que são orientados pelos profissionais da área de saúde.
Apesar das atividades físicas estarem liberadas, os parques públicos só estão previstos para reabrir no dia 29 de junho, quando derem início ao 3º ciclo do plano. Por enquanto, outros espaços públicos ideais para se exercitar estarão liberados.
Complexo da Ponta Negra
Um dos cartões-postais da cidade, a área da Ponta Negra permanece interditada desde o final de março, para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.
A praia continuará fechada até a reabertura de pontos turísticos, mas é possível utilizar o calçadão para atividades individuais, como caminhada, corrida e aeróbica. As luzes do Complexo Turístico irão permanecer reduzidas nas áreas do parque, da pista de skate até o estacionamento recuado.
Passeio do Mindu
O Passeio do Mindu é localizado entre a avenida Umberto Calderaro e a avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. Com cerca de 2 quilômetros de extensão, é mais utilizado para caminhadas e também para prática de skatistas, na pista construída para o esporte.
O local costuma agregar carros de food-truck, que também serão reabertos para consumo local a partir de amanhã (15/6), respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas.
Exercícios em casa
Se você pertence ao grupo de risco – idosos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, asma) – ou se prefere continuar o isolamento domiciliar, pode encontrar diversos programas físicos gratuitos pela internet.
Uma das opções é o “Mexa-se em Casa”, projeto da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), que todas as quartas-feiras transmite ao vivo aulas com professores de ginástica e dança.
O programa acontece por meio de live nos perfis oficiais da FAAR no Facebook e Instagram, às 16h, primeiro com uma sessão de alongamento, seguida pelo aulão de ritmos.
View this post on InstagramA post shared by FAAR (@faaroficial) on