*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A partir do próximo dia 3 até o dia 31 de maio, a Yamaha informou que reduzirá parcialmente, de maneira temporária, suas atividades em Manaus. Segundo a empresa, a redução acontece devido a uma necessidade de ajuste da produção ao fluxo de recebimento de insumos importados da Ásia.
De acordo com a empresa, houve um descasamento logístico entre a remessa de produtos que vêm da Ásia. Por esse motivo, a decisão foi de ajustar a produção ao cronograma de chegada dos insumos.
Os insumos que a Yamaha costuma receber são itens variados, mas que impedem uma fabricação completa das motocicletas. Atualmente, cerca de 2,7 mil colaboradores trabalham na empresa.
A empresa informou ainda que a falta dos insumos está relacionada à pandemia da Covid-19 em todo o mundo. Segundo a Yamaha, o cenário acarretou um desequilíbrio na distribuição de containers e de embarcações destinadas para o Brasil.
Suspensão de atividades em 2021
Em 2021, a Yamaha suspendeu as atividades parcialmente por duas vezes. Em maio, a suspensão aconteceu devido a problemas na cadeia de suprimentos decorrente da crise de abastecimento provocada pelos efeitos da pandemia do Coronavírus.
Em setembro, a empresa voltou a suspender as atividades em algumas linhas de produção de motocicletas e motores de popa, no Polo Industrial de Manaus (PIM). Na ocasião, o avanço da variante Delta na Ásia afetou o cenário logístico internacional e, consequentemente, o recebimento de insumos.