*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, o estado do Amazonas registrou 8.110 notificações de casos de dengue, havendo uma redução de 44,02% em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram notificados 14.487 casos da doença no estado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).
Neste sábado (19), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Amazonas é o terceiro estado com o menor número de casos de dengue em todo o Brasil, ficando atrás apenas de Roraima e Amapá.
De acordo com dados da FVS-RCP, do total de casos notificados no estado, aproximadamente 22,4% são na capital Manaus. Entre os meses de janeiro a outubro, a capital teve 975 casos confirmados de dengue, apresentando uma redução de 74,4% em comparativo com o mesmo período de 2021.
Dos casos notificados em todo o estado, 52% foram em pessoas do sexo feminino e 48% em pessoas do sexo masculino. Em relação a faixa etária, 19% dos casos notificados acometeram pessoas entre 20 e 29 anos e 17% em pessoas com idade entre 30 e 39 anos.
Já levando em consideração a zona de residência dos casos notificados, 70% foram em área urbana, 23% em área rural e 7% em área periurbana.
Prevenção
A transmissão da dengue ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus, por isso a melhor forma de se proteger contra a doença é combatendo o mosquito. Algumas estratégias eficazes incluem evitar o acúmulo de água parada, não deixar entulho no quintal ou colocar telas de proteção nas janelas.
As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tardem especialmente na região das pernas, tornozelo ou pés. Além disso, a picada é mais comum durante o verão, sendo assim recomendado o uso de repelentes no corpo e inseticidas na casa.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta (> 38 ºC), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
Porém, a infecção por dengue pode ser também assintomática, apresentar quadro leve, sinais de alarme e gravidade. Normalmente a primeira manifestação da doença é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dos atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Com o surgimento dos sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Vale ressaltar que não é recomendado se medicar por conta própria.