Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ataque contra mesquita no Paquistão deixa mortos e mais de 150 feridos; veja vídeo

Segundo o Hospital Lady Reading, muitos dos feridos estão em estado grave, o que pode aumentar o número de vítimas.
Imagem da emissora local Saama TV https://www.samaa.tv/news/40015124/blast-in-peshawer

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Um atentado em uma mesquita do Paquistão deixou ao menos 44 pessoas mortas e outros 157 feridos nesta segunda-feira, dia 30. O ataque foi realizado em um templo religioso no quartel-general da cidade de Peshawar, próximo à fronteira com o Afeganistão. As informações são da emissora local Saama TV.

A explosão destruiu a mesquita localizada em Police Line, um bairro de alta segurança da cidade em que ficam localizados importantes prédios governamentais e militares.

Segundo as autoridades, pelo menos 300 pessoas estavam no local no momento do ataque.

Parte do teto da mesquita e as paredes foram destruídas. Várias pessoas deixaram o templo ensanguentadas

“Até o momento 28 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas. A maioria das vítimas eram policiais”, disse à imprensa Ghulam Ali, governador da província de Khyber Pakhtunkhwa, da qual Peshawar é a capital.

Uma grande operação de resgate teve início, com bombeiros e vários equipamentos para a retirada dos escombros.

“Estamos tentando obter mais informações, mas a explosão aconteceu no momento da oração”, confirmou à AFP Muhammad Ijaz Khan, chefe de polícia de Peshawar.

O quartel-general da polícia de Peshawar é uma das áreas mais seguras da cidade e também abriga as sedes de diversas agências de inteligência.

De acordo com a polícia, a explosão aconteceu na segunda fila de fiéis que estavam rezando. Equipes de retirada de minas foram enviadas ao local devido ao temor de que a ação tenha sido um atentado suicida.

Em março de 2022, um ataque suicida contra uma mesquita da minoria xiita em Peshawar reivindicado pelo EI-K, braço local do grupo extremista Estado Islâmico, deixou 64 mortos. O atentado foi o mais grave registrado no Paquistão desde 2018.

Peshawar, a 50 quilômetros da fronteira com o Afeganistão, foi cenário de atentados praticamente diários na primeira metade da década de 2010, mas a segurança melhorou nos últimos anos.

Ataque Suicida

O primeiro-ministro do país, Shebaz Sharif, classificou a explosão como um “ataque suicida”. Segundo ele, o “assassinato brutal” de muçulmanos enquanto se prostravam diante de Alá, figura divina da religião muçulmana, é “contra os ensinamentos do Alcorão” -livro religioso. “Alvejar a casa é a prova de que os atacantes não têm nada a ver com o Islã”, disse.

Sharif disse ainda que “aqueles que lutam contra o Paquistão serão apagados da memória” e que uma política para combater o aumento de terrorismo de forma mais eficiente será formada. “Aqueles que derramam o sangue de cidadãos inocentes serão uma lição”, afirmou.

Em seu perfil do Twitter, o primeiro-ministro convocou a população a doar sangue.

*Com informações do site Poder 360 e Agência Brasil 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.