Manaus, quarta-feira 11 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos e dezenas de feridos; suposta atiradora é encontrada morta

Foto: Reprodução/Internet

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Dez pessoas, incluindo a própria suspeita do ataque, morreram após uma mulher efetuar disparos dentro de uma escola secundária na cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, Oeste do Canadá, na noite dessa terça-feira, 10 de fevereiro. O caso é considerado um dos episódios com maior número de vítimas da história recente do país e deixou ainda cerca de 25 feridos, segundo autoridades. Ainda não há esclarecimentos sobre a motivação do crime.

A Polícia Montada Real Canadense informou que seis pessoas foram encontradas mortas dentro da escola, duas em uma casa ligada ao caso e outra morreu a caminho do hospital. A suspeita também foi encontrada morta, com sinais de que teria tirado a própria vida, segundo as primeiras investigações. A informação é de que pelo menos mais duas pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves ou com risco de vida, e cerca de 25 estão sendo tratadas por ferimentos sem risco de vida.

“É difícil saber o que dizer em uma noite como essa. É o tipo de coisa que parece ocorrer em outros lugares e não perto de casa”, afirmou o primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, em coletiva de imprensa.

Descrição da identidade de suposta atiradora

Em alerta enviado aos moradores durante o ataque, a polícia descreveu a suspeita como uma mulher, usando vestido e com cabelos castanhos. Segundo o jornal canadense Western Standard, a autora dos disparos teria sido identificada como Jesse Strang, uma mulher transgênero de 18 anos que estudava na escola.

A identidade teria sido confirmada ao veículo por colegas, que a descreveram como uma pessoa tranquila e educada, mas também reservada e um pouco deslocada. Moradores também relataram à imprensa local que ela era aluna do colégio.

Repercussão do caso

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse estar devastado com a notícia do ataque a tiros.

“Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência”, disse Carney em uma publicação nas redes sociais.

Esta é uma comunidade pequena e unida, com um pequeno destacamento da Polícia Montada Real Canadense (RCMP), que respondeu em dois minutos, sem dúvida salvando vidas hoje”, disse Nina Krieger, ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, a repórteres.

Carney suspendeu uma viagem planejada à Conferência de Segurança de Munique após o ataque.

Relembre os piores casos de massacre no Canadá

  • Em abril de 2020, um homem de 51 anos, usando uniforme policial e dirigindo uma viatura falsa, matou 22 pessoas durante um ataque que durou cerca de 13 horas na província da Nova Escócia. Ele acabou morto pela polícia em um posto de gasolina, a aproximadamente 90 quilômetros do local onde ocorreram os primeiros crimes.
  • Já no pior massacre em escola da história do país, em dezembro de 1989, um atirador matou 14 estudantes e deixou outras 13 feridas na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, antes de tirar a própria vida.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.