A astronauta italiana Samantha Cristoforetti tem feito sucesso nas redes ao compartilhar o seu dia a dia a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Na última quarta-feira (4), a astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros três astronautas da NASA decolaram a bordo do foguete Falcon 9, da Space X, rumo a uma missão de seis meses na ISS.
No vídeo publicado em sua conta no TikTok, a astronauta europeia diz que levará seus espectadores à “fronteira final”, acrescentando a emoção que é decolar da Terra em direção ao espaço.
@astrosamantha Back on the International Space Station!🙋🏻♀️ #MissionMinerva #HomeAwayFromHome #SpaceTok
MISSÃO CREW-4
A missão atual, chamada de Crew-4, deve realizar pesquisas em andamento sobre o cultivo de plantas sem solo no espaço. Outro experimento será desenvolver uma retina humana artificial, aproveitando o ambiente de microgravidade da ISS para ajudar a formar filmes finos de proteína, camada após camada.
Esta não é a primeira vez que a italiana vai ao espaço. Em 23 de novembro de 2014, Samantha foi lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e retornou à Terra em 11 de junho de 2015 depois de 200 dias. Na ocasião, ela se tornou a mulher que mais passou tempo no espaço.
😋 Good morning, it's #InternationalCoffeeDay! How do you like your coffee? We like ours like space: black and infinite! 😉
This is @AstroSamantha enjoying the first cup of coffee to be brewed on the @Space_Station on 3 May 2015 👉 https://t.co/ENgHgrZapP @esaspaceflight pic.twitter.com/EWrE4n14AC
— ESA (@esa) October 1, 2020
O perfil no TikTok da profissional foi criado em abril e já tem mais de 150 mil seguidores. Antes do lançamento, ela já produzia conteúdo sobre curiosidades da vida de astronauta, mostrando comida espacial, como os astronautas fazem atividade física e vão ao banheiro. Além disso, Samantha foi a primeira astronauta a manter um blog contando sobre seu treinamento e primeiro voo, entre 2014 e 2015.
Fora dos meios digitais, Samantha Cristoforetti foi a primeira mulher italiana a ir em uma viagem espacial, a primeira a preparar café no espaço e bateu o recorde de permanência de um astronauta europeu em missão na época, ficando em órbita por 199 dias. Seu recorde foi quebrado apenas em 2020 pelo francês Thomas Pesquet. O lançamento da Crew-4 é o segundo voo espacial da astronauta.