*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O asteroide 2006 HV5, de aproximadamente 300 metros de diâmetro, passará perto da Terra a uma velocidade de 61 mil km/h nesta quarta-feira (26). O objeto astronômico é considerado pela Nasa como possivelmente perigoso.
Segundo especialistas, o asteroide poderá ser visto somente com telescópios, já que estará a uma distância de 2,4 milhões de km. Porém, é válido ressaltar que os astrônomos consideram o intervalo como por um triz.
Para Susanna Kohler, da Sociedade Astronômica Americana, rocha espacial é tida como uma raridade do tipo 2, isso significa que um meteorito da magnitude só passa próximo ao planeta Terra, em média, uma vez no ano. Ainda segundo a cientista, o risco de colisão é quase nulo, já que o meteoro vem sendo observado há 17 anos.
Conforme o tabloide britânico Daily Star, o 2006 HV5 é um dos mais de 31 mil objetos próximos da Terra identificados. Somando a isso, ele está entre os 2.300 asteroides que foram classificados como “potencialmente perigosos”, sendo que há sempre o risco de que suas órbitas sejam perturbadas, o que pode enviar as rochas a uma rota de colisão com o planeta habitado pelos seres humanos.