*Da Redação Dia a Dia Notícia
O assessor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) Ricardo de Almeida Campelo foi preso temporariamente, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em Manaus, por furto qualificado. A prisão ocorreu na terça-feira(18). Ricardo é lotado no gabinete do desembargador Elci Simões, que foi afastado das funções dele após determinação do corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell, por decisões que resultaram em prejuízos que ultrapassam R$ 150 milhões à Eletrobrás.
O valor, pago a um credor nascido em 1985 por títulos de crédito da década de 1970, foi posteriormente devolvido por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O mandado de prisão temporária de cinco dias, datado de 11 de fevereiro deste ano, foi assinado pela juíza Silvânia Correia Ferreira, da Vara de Garantias Penais e Inquéritos Policiais. Ela embasa a ordem judicial com base no artigo 288 da Lei 2.848, que trata do crime de associação criminosa. De acordo com a decisão, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) emitiu parecer favorável à decretação da prisão do assessor.
A juíza também determinou mandado de busca e apreensão na residência da Ricardo de Almeida Campelo.