Search
booked.net
Search
Close this search box.

Assembleia do AM aprova reforma administrativa do governo Wilson Lima; secretarias são recriadas

Foto: Diego Peres

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Nesta quarta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou a mudança na organização administrativa do governo Wilson Lima, que contempla a criação e extinção de órgãos públicos, além de mudanças na estrutura interna de determinados órgãos já existentes, como o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e a Secretaria de Governo.

De acordo com  a justificativa do governador Wilson Lima, as mudanças decorrem da necessidade de adequação das áreas de atuação do Governo, mediante a redistribuição e absorção das atividades de órgãos e entidades acima referidos.

“A fim de que sejam estabelecidas as condições necessárias para que as ações governamentais obtenham o ganho de eficiência indispensável ao enfrentamento dos desafios impostos à administração pública estadual”, afirmou Lima.

Foram aprovadas a criação da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, e a recriação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, que sucederá a atual Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).

Também foram aprovadas pelos parlamentares estaduais a alteração na Secretaria de Governo (Segov), que passará a ser dotada de autonomia administrativa, técnica, finalística e financeira, na Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UG-PADEAM) que passará a gerenciar e acompanhar a execução das ações e projetos contidos no Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas. Outra mudança diz respeito ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), que passará a ser vinculado à Secretaria de Governo.

A organização do quadro de cargos de alta direção da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI) e a reorganização do quadro de cargos de direção e de provimento em comissão do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM) também foram aprovadas.

Foram aprovadas ainda outras 16 matérias legislativas, que seguem para a sanção ou veto do governador. A Aleam promulgou também os nomes para o Conselho Estadual de Educação do Amazonas, o Conselho Fiscal da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), Conselho de Administração da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) e do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas.

Leia mais:

Wilson Lima envia projeto de reforma à Aleam que cria três secretarias no Amazonas

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.