*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Amazonas encerrou o primeiro semestre de 2025 com queda significativa nos crimes contra o patrimônio, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O destaque foi para o Distrito Industrial de Manaus, que registrou uma redução de 99,3% nos assaltos: de 144 ocorrências, em 2024, para apenas uma neste ano.
No transporte público, os registros de roubos caíram de 526 para 240 casos, uma diminuição de 54,4%. Segundo o delegado Charles Araújo, diretor do Núcleo de Repressão a Roubos ao Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc), esta é a sexta queda consecutiva no setor. “É o sexto mês seguido que esse segmento lidera o ranking de maiores diminuições aqui na nossa cidade. Isso é um trabalho integrado de todo o sistema”, afirmou.
Outros indicadores também apontam queda consistente:
• Roubos de celulares: queda de 21%
• Roubos de veículos: redução de 32%
• Roubos a transeuntes: redução de 23%
• Roubos a residências: diminuição de 16%
• Roubos a comércios: redução de 17%
A aplicação de novas tecnologias e o uso estratégico da análise criminal foram decisivos, segundo as autoridades. O chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), coronel Bruno Azevedo, destacou que mais de mil novos policiais foram incorporados às operações no estado. “Conseguimos repovoar e reorganizar o nosso policiamento. Atuamos com base em dados estatísticos, o que reforça nosso compromisso com a segurança pública”, explicou o coronel.
As forças de segurança atribuem os resultados ao trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, uso de inteligência e redistribuição estratégica do efetivo, além do monitoramento constante dos indicadores criminais.