Search
booked.net
Search
Close this search box.

Artista amazonense, Gabi Farias promove ‘vaquinha’ com itens exclusivos para apoiadores do seu primeiro álbum

Fotos: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Em busca de concretizar o seu próximo projeto musical, a artista amazonense Gabi Farias está promovendo uma campanha de financiamento coletivo para custear a produção do seu primeiro álbum, denominado Enchente. Em troca da doação para a vaquinha virtual, os apoiadores podem ganhar itens como adesivos, bordados decorativos, aulas de canto, shows virtuais exclusivos, entre outros.

“Essa ideia é uma coisa que tava sempre guardada ali comigo desde o comecinho, desde quando eu quis lançar meu trabalho solo, que foi o Vazante, um EP que eu lancei em 2019. Ali eu já começava a pensar em como que eu ia sustentar um trabalho de qualidade precisando financiar ele”, conta.

Os elevados custos da produção musical são alguns dos principais desafios para qualquer artista independente, especialmente aos que estão no início de carreira. Gabi, que nasceu em Manaus e foi criada em Itacoatiara, voltou para a capital para estudar Música na Universidade Federal do Amazonas. Professora, ela conseguiu investir sozinha no primeiro EP, ao lado do produtor Viktor Judah.

“Na época eu consegui manter e fazer ele acontecer de uma maneira totalmente independente, pagando devagarzinho a produção e tudo mais. E foi uma coisa muito complicada, muito difícil já, mas como era o meu trabalho de estreia, eu precisava primeiro fazer esse investimento em mim, na minha carreira, pra poder tentar consolidar algum tipo de público”, relembra.

Artista independente é aquele não possui contrato com gravadora, tendo assim maior liberdade criativa para tomar decisões sobre a sua música. Para Gabi, essa é uma oportunidade para trabalhar com diferentes formatos e dar voz e vez para outras pessoas também colaborarem.

A colaboração com outros artistas torna-se ainda mais valorosa levando em conta os desafios de ser mulher no cenário musical local. Impulsionar o trabalho de outras cantoras e cantores amazonenses é uma das motivações de Gabi para investir na música: “a minha vontade é fazer com que a gente cresça junto, que a gente suba junto, isso só vai, só tem a engrandecer a nossa cultura mesmo, e esse é o objetivo maior”.

“Ser mulher e trabalhar nesse ramo não é fácil, a gente encontra dificuldades e barreiras todos os dias, tanto pra conversar, quanto pra se firmar mesmo, pra fazer o nosso nome ser visto e aceito, ser chamado e é uma luta constante, todos os dias. Por isso que é muito importante a colaboração com outros artistas”, avalia.

Vazante e Enchente

Os dois projetos musicais carregam no próprio título o símbolo das principais inspirações de Gabi na composição da sua identidade artística. “A minha inspiração maior pra todos os trabalhos que eu faço é o lugar de onde eu vim, assim. É ser daqui. Isso pode até parecer clichê, mas é real. A maneira como eu me enxergo, o meu contexto, o contexto que a gente vive influenciam muito na maneira como eu produzo. E em todas as linguagens, seja musical, seja visual, eu busco muito refletir, retratar sobre essas questões”, afirma.

Musicalmente, as composições refletem uma forma de reconstrução dos gêneros regionais amazonenses com os ritmos da música popular brasileira, o que Gabi define como “regionalidade urbana”, com o objetivo de resgatar o orgulho de ser nortista por meio da familiaridade com os conceitos sobre as temporadas dos rios.

“O EP Vazante tem muitas influências regionais e ao mesmo tempo tem muitas influências brasileiras da MPB e até de fora também. Enchente não vai ser diferente, dessa vez a gente até está buscando uma proposta um pouco mais uniformizada nesse sentido de a gente conseguir conversar mais com ritmos brasileiros e tudo mais.”

Diferente do seu primeiro EP, o álbum Enchente terá mais músicas, todas com a colaboração de artistas locais, e produzidas pelos profissionais Viktor Judah, que trabalhou anteriormente com a artista, além de Guilherme Bonates e André Ethos.

Vaquinha virtual

A campanha de financiamento coletivo lançada pela cantora já bateu mais de 50% da meta estabelecida na plataforma de “vaquinhas virtuais” Catarse. O objetivo é arrecadar R$ 15.300 para custear a produção e divulgação do álbum Enchente. O orçamento detalhado está descrito no link catarse.me/enchentefinanciamentocoletivo.

Por meio da plataforma, é possível escolher os diferentes valores para contribuição, que podem ser parcelados em até seis vezes no cartão. Como recompensas, Gabi oferece itens que vão de brindes como ecobags e camisetas, até aulas de canta ou preparação vocal e shows particulares via internet.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.