*Victória Cavalcante e Franciane Silva – Dia a Dia Notícia
O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, oficializou sua candidatura ao Senado Federal na manhã desta sábado (30), em Manaus, e destacou que se eleito, dedicará o seu mandato a colocar o Amazonas em destaque no país.
“Tomei essa decisão depois de muito me questionar: ‘Que tipo de político eu sou? Se estou vendo o silêncio do Amazonas no Senado Federal e os desgovernos que estão sobre nós’. Não vou permitir que continuem sapateando em cima dos nossos direitos. Não vou mesmo! Vocês sabem que foi assim antes e que vai ser assim depois. Hoje o Amazonas está fora do Senado, mas vai voltar e o homem que vai ocupar esse lugar se chama Arthur Virgílio Neto e o nome desse mandato será respeito ao Amazonas”, afirmou Arthur.
Com larga experiência na política local e nacional, Arthur Neto já foi senador da República por oito anos, deputado federal, ministro de Estado e prefeito de Manaus por três mandatos. Suas características fortes são a fidelidade partidária e o cumprimento integral dos mandatos em todos os cargos já ocupados. Durante a convenção, ele explicou o motivo de ter decidido disputar novamente as eleições.
“Como um guerreiro e filho de Ajuricaba, estou disposto a tudo para defender o Amazonas que eu tanto amo”, afirmou o agora candidato ao Senado Federal.
O evento recebeu mais de 10 mil pessoas, na quadra da escola de samba Sem Compromisso, zona Norte de Manaus, onde também foram anunciados os candidatos Conceição Sampaio e Amom Mandel como representantes da parceria entre PSDB e Cidadania.
Além de Arthur, a coligação terá Amom Mandel e Conceição Sampaio.
Representatividade
Além dos cargos de governador e de senador da República (uma vaga), estarão em disputa pelo Amazonas oito vagas para a Câmara dos Deputados e 24 vagas para a Assembleia Legislativa. A federação PSDB-Cidadania irá apresentar uma chapa com a maior representatividade possível da população amazonense. Mulheres, negros, jovens e representantes da população LGBTQIA+ integram o quadro dos indicados.
Estimulando a maior participação das mulheres na política, está a candidata a primeira suplente ao Senado, Maria do Carmo Seffair, empresária e educadora. Já na disputa por uma vaga à Câmara dos Deputados, a presidente do Tucanafro, Eleomeia Cavalcante, que além de negra defende a bandeira LGBTQIA+. Na disputa para uma vaga na Assembleia Legislativa, a comunicadora e advogada Conceição Sampaio, vice-presidente do PSDB Mulher-AM, também com larga experiência legislativa como deputada estadual e federal.
As pessoas com deficiência estão representadas com a candidatura de Alex Uchôa a uma vaga de deputado estadual. E, nos quadros de candidatos tucanos-raiz, está o nome do atual secretário-geral do partido no Amazonas, Mário Barros, que irá disputar a uma vaga de deputado estadual. Políticos com experiência como o atual deputado estadual Wilker Barreto e os vereadores Amon Mendel e Rosivaldo Cordovil também apresentam seus nomes aos cargos proporcionais.
Após a convenção, os partidos têm um prazo até o dia 15 de agosto para oficializar junto à Justiça Eleitoral a lista dos candidatos com os nomes e números que utilizarão na campanha eleitoral e nas urnas de votação.