*Da Redação – Dia a Dia On-line
O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), publicou hoje à tarde, em suas redes sociais, um vídeo em que pede com urgência às autoridades pela iniciação da vacina contra a Covid-19 na capital Amazonense.
“Manaus berra por socorro. Nosso povo vive entre a morte e o pânico. Aberturas precipitadas e o mal exemplo presidencial desestimularam o uso da máscara e o álcool em gel. As festas continuaram e todos ou quase todos deram antecipadamente a covid como derrotada. Fui voz solitária, contraditando essa visão caolha”, lamenta Arthur Neto.
Também fez críticas ao ministro da Saúde por sua condução em relação ao enfrentamento da pandemia: “O ministro Pazuello precisa entender que, se o Amazonas é o caso mais grave do país, a vacinação precisa começar por aqui, urgentemente, ministro”.
Pede que o Governo Federal pare de ignorar o interior pois “é no interior onde as pessoas morrem sem nenhum direito de defesa, onde os índios perecem criminosamente abandonados, onde as demais populações tradicionais são enterradas no quintal de suas casas”.
“Manaus vive o terror. É para ontem a abertura de um hospital de campanha, instalação de tendas em cada zona da cidade e o recrutamento de mais e mais profissionais de saúde. Como está não pode ficar. Admitir que falta oxigênio e não fazer nada é criminoso. Se há atraso de pagamento, pague a divida. Se é pelo aumento do consumo, arranje mais cilindros de oxigênio. Descruzem os braços, não deixem o povo morrer no abandono e nem joguem nas costas das equipes medicas a decisão sobre quem deve morrer e quem deve ser atendido. É com dor e revolta que abro meu coração neste momento”, diz finalizando o vídeo.
Com o sistema de saúde entrando em colapso devido ao aumento de casos de infecção e mortes provocadas pela covid-19 em Manaus, no último domingo, dia 10, houve um recorde de enterros em um único dia desde o início da pandemia. Foram 144 pessoas sepultadas, sendo 62 com diagnóstico de Covid-19.
Conforme o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram registrados 2.151 novos casos de Covid-19, totalizando 216.112 casos da doença no Amazonas. Desses novos casos, 1.722 são do interior. Em Manaus, há o registro de 3.758 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus.