*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito com uma votação recorde de 464 sufrágios. O parlamentar do Centrão superou o recorde do ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e do falecido deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS), ambos eleitos com 434 votos. Cunha foi presidente da Câmara durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Ibsen ficou à frente da casa durante o breve governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, então filiado ao Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
Arthur Lira conseguiu formar um amplo arco de aliança, que englobava desde o Partido dos Trabalhadores ao Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda que com mais de 80 deputados, o PT temeu bater de frente com Lira devido ao trauma da eleição de Eduardo Cunha em 2014, o qual patrocinou o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Além de PT e PL, o arco de alianças de Lira envolveu o Progressistas (PP), Partido Democrático Trabalhista (PDT), União Brasil (União), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Partido Social Cristão (PSC), Patriota, Solidariedade, Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania e Avante.
Os únicos adversários de Lira foram os deputados Chico Alencar (PSol-RJ), apoiado pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade; e Marcel Van Hattem (Novo-RS), competindo somente pelo próprio partido.
Chico Alencar foi o segundo mais votado, com 21 votos. Van Hattem recebeu 19 votos. Houve ainda cinco votos em branco.
Mesa Diretora
Além da presidência, foi decidido, em bloco parlamentar, a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Federal para o biênio 2023/2024.
A composição foi a seguinte:
- 1ª Vice-presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP)
- 2ª Vice-presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE)
- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS)
- 3ª Secretaria: Júlio César (PSD-PI)
- 4ª Secretaria: Lúcio Mosquini (MDB-RO)
- 1º Suplente: Gilberto Nascimento (PSC-SP)
- 2º Suplente: Pompeo de Mattos (PDT-RS)
- 3º Supente: Beto Pereira (PSDB-MS)
- 4º Suplente: André Ferreira (PL-PE)