Search
booked.net
Search
Close this search box.

Arthur do Val diz ser ‘injustiçado’ sobre pedidos de cassação após áudio

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Por meio de nota, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como Mamãe Falei, disse estar indignado com a repercussão negativa do áudio e informou que vai “lutar até o fim contra a injustiça”.

De acordo com Do Val, os pedidos de cassação de mandato protocolados contra ele na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) são uma injustiça.

Os pedidos foram feitos após o vazamento de áudios do parlamentar com falas machistas e sexistas sobre as mulheres ucranianas.

“Sou um líder político com posições claras. Combato a corrupção, enfrento privilégios e tenho como inimigos Lula e Bolsonaro. Não querem retirar meus direitos políticos por ter roubado, por ter aparecido com dinheiro na cueca ou feito rachadinha, coisas que graças a Deus nunca fiz. Se fizesse isso, tenho certeza de que jamais perderia meu mandato”, disse o deputado no texto divulgado nesta segunda-feira (7/3).

“Dei uma declaração lamentável, admito e peço desculpas por isso; além de tudo, perdi minha noiva e prejudiquei meus amigos. Isso tudo é sinal dos tempos: ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim contra esta injustiça”, completou ele.

Representações

Alegando quebra de decoro parlamentar, vários parlamentares protocolaram representações na Alesp, pedindo a cassação do mandato de Arthur do Val. Foram apresentados ao menos 10 pedidos ao Conselho de Ética da Casa.

As representações têm até 30 dias para tramitar no Conselho. Depois, o resultado segue para votação em plenário.

Conforme regimento da Alesp, após o recebimento da representação, o Conselho de Ética enviar para a Secretaria Geral Parlamentar, órgão responsável por instaurar o inquérito e notificar os membros, além do parlamentar representado. Após a abertura do processo, o deputado terá o prazo de cinco sessões do plenário, o equivalente a cinco dias, para apresentar a primeira defesa.

Após esse primeiro momento, é marcada uma reunião do Conselho para que os membros decidam se aceitam ou não representação. Uma vez aceita, o deputado terá novamente o prazo de cinco sessões do plenário para se defender. Após esse período, o relator apresenta seu voto, e os membros do Conselho decidem sobre as penalidades.

As penalidades podem variar entre advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda definitiva do mandato.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.