Search
booked.net

Arraia de quase 300 kg é capturada por pescador e bate recorde de maior peixe de água doce do mundo

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/06/uma-arraia-gigante-pode-ser-o-maior-peixe-de-agua-doce-do-mundo.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

Uma arraia de quase 300 quilos, considerada o maior peixe de água doce do mundo, foi capturada por um pescador em Camboja, no dia 13 de junho, e solta novamente nas águas do rio Mekong, na província de Stung Treng. O feito foi anunciado na última segunda-feira (20) pelo “Wonders of the Mekong”, um projeto de pesquisa de cientistas americanos e cambojanos.

Segundo o grupo de pesquisadores, o antigo recorde de tamanho para um peixe de água doce era um peixe-gato de 293 kg, descoberto em 2005, na Tailândia. O pescador que capturou a arraia alertou o grupo e recebeu uma recompensa de US$ 600, cerca de R$ 3,1 mil.  “Quando você vê um peixe desse tamanho, especialmente em água doce, é difícil de compreender, então acho que toda a nossa equipe ficou chocada”, disse Zeb Hogan, líder do Wonders of the Mekong.

Para rastrear a arraia gigante, os cientistas inseriram um dispositivo de marcação perto da cauda do animal antes de soltá-lo novamente. Esse equipamento irá fornecer dados sobre o seu comportamento. Devido seu formato redondo e o fato da lua estar no horizonte, a arraia foi nomeada de boramy, que significa lua cheia.

O fato do peixe gigante ter sido encontrado em Mekong acendeu uma esperança nos cientistas, pois o rio, que atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, enfrenta desafios ambientais que possivelmente são ocasionados pela construção de barragens nos últimos anos. “Muitos desses grandes peixes são migratórios, então precisam de grandes áreas para sobreviver. Eles são impactados por coisas como fragmentação de habitat por barragens, e [são] obviamente impactados pela pesca excessiva”, lembrou o pesquisador.

*Com informações da Folha de São Paulo 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.