*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre milhares de páginas dos arquivos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre o caso do bilionário e explorador sexual Jeffrey Epstein, a presença de um vídeo relacionado a uma pegadinha do Programa Silvio Santos chamou a atenção de brasileiros. A descoberta rapidamente gerou questionamentos sobre o conteúdo e a organização do material liberado, que faz parte de um conjunto maior de documentos sobre o esquema criminoso investigado pelas autoridades norte-americanas.
Em 2025, sob pressão para liberar arquivos do caso, o governo Trump divulgou milhões de documentos internos sobre Epstein. Entre eles, um usuário brasileiro do X, @jocadbz, destacou um vídeo de pegadinha do programa Silvio Santos. Com 1 minuto e 46 segundos, em baixa resolução e com marca d’água do SBT, o vídeo mostra dois atores como funcionários de manutenção. Um se esconde em um bueiro e ao passar pessoas pelo local, ele dispara um extintor, assustando-os.
O Departamento de Justiça censurou os rostos e corpos das ‘vítimas’ da pegadinha, exceto da primeira. É possível notar que pelo menos três alvos são mulheres de saia, que podem ser afetadas, quando o extintor é acionado.
Contexto dos arquivos
O bilionário americano se suicidou na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por comandar um esquema de tráfico sexual e pedofilia, sendo diagnosticado como um ‘predador sexual nível 1’. Segundo os arquivos e e-mails contidos nos registros públicos, teriam participado diversas figuras poderosas, incluindo celebridades, que faziam parte de sua rede de contatos.
Em 2025, sob pressão para divulgar os arquivos do caso, o governo Trump começou a liberar milhões de documentos internos referentes a Epstein.
