*Da Redação Dia a Dia Notícia
O número de brasileiros que vivem na pobreza chegou a 47,3 milhões em 2021, equivalente a 22,3% da população. Cerca de 11 milhões de pessoas, que equivalem quase a totalidade da população de São Paulo caiu na pirâmide social no ano passado. Os dados são do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds).
O levantamento foi feito a partir da renda das famílias, e mostra que o percentual é o maior em dez anos e que houve uma piora generalizada em todo o país. Os dados apontam também que 6,3 milhões de pessoas chegaram à extrema pobreza, fazendo com que o ano fechasse com 20 milhões de pessoas nesta condição social.
Houve avanço generalizado da pobreza em todo o país e nos mais diversos segmentos, porém a faixa etária de zero a 17 anos foi a mais atingida, com 19 milhões de crianças e adolescentes na chamada pobreza infantil, o que equivale a 35,6%.
A parcela da população que mais sofreu é negra, representando 73% do total, se concentrando em regiões e estados mais pobres, o que ajudou a ampliar a desigualdade nacional.