*Da Redação Dia a Dia Notícia
O cantor baiano Netinho, 58, retornou aos ensaios com sua banda após cinco meses afastado dos palcos em razão de um tratamento contra um câncer no sistema linfático. Diagnosticado com Linfoma Não Hodgkin tipo B.2 em março deste ano, o artista passou por seis sessões de quimioterapia em um hospital de Salvador e anunciou, em junho, que está curado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Netinho compartilhou trechos do primeiro ensaio após o tratamento e comentou sobre o atual estado da sua voz.
“Ainda superando desafios: um deles é recuperar o tônus muscular de antes da quimioterapia. Como as cordas vocais são músculos, ainda não tenho a potência de voz que tinha antes do tratamento. Mas logo terei!”, escreveu.
Segundo ele, a rouquidão, que ainda persiste, é consequência do tempo em que ficou na semi-UTI com ar-condicionado intenso.
O cantor também celebrou o resultado do exame PET/CT realizado no dia 6 de junho, que não detectou mais sinais da doença. “Aleluia! Estou curado. Deus me orientou em tudo que fiz e continuo fazendo”, afirmou.
Apesar do resultado positivo, Netinho continuará com o protocolo médico, incluindo duas sessões finais de quimioterapia, para consolidar o tratamento.
Após sentir dores nas costas, Netinho procurou atendimento médico em março e foi imediatamente internado, o que o levou a cancelar os seis shows que faria no Carnaval.
Poucos dias depois, apareceu nas redes sociais com a cabeça raspada, dando início ao processo de transparência com os fãs sobre sua luta contra o câncer.
O tratamento do artista está sendo acompanhado pela médica Glória Bonfim, com apoio da equipe onco-hematológica especializada. Ele também contou com a orientação do cardiologista Roberto Kalil Filho, que reforçou a importância de concluir a quimioterapia.
Netinho ficou conhecido nacionalmente nos anos 1990 com o hit “Milla” e é um dos ícones do axé music. O retorno aos ensaios marca um novo capítulo em sua trajetória, agora com a promessa de retomada gradual aos palcos.