Uma semana após a polêmica criação de artes com inteligência artificial utilizando o estilo do japonês Studio Ghibli, os políticos entraram em uma nova onda: se transformar em action figures, ou bonecos de ação de super-heróis. No Amazonas, o deputado Roberto Cidade (União), o governador Wilson Lima (União) e o senador Eduardo Braga (MDB) usaram as artes para se promoverem na internet.
A trend já estava famosa desde o início da semana no estrangeiro, com bonecos de personalidades como o ex-presidente mexicano López Obrador e o presidente chileno Gabriel Boric. Nas redes brasileiras, já foram vistos bonecos do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambas em tom jocoso.
A nova trend é criar o próprio action figure do ChatGPT
Olha como ficou, a comparação entre os antagônicos políticos…#inconformax #liveaction #chatgpt #Bolsonaro #Lula pic.twitter.com/rtW1uydpOq
— Inconformax (@inconformax) April 3, 2025
No boneco de Wilson Lima, o governador aparece com materiais de construção e trabalho e uma placa do programa Amazonas Meu Lar. Segundo ele, o boneco “está pronto para transformar o sonho da casa própria de milhares. A de Roberto Cidade carrega uma camisa azul, o boi Caprichoso, uma peça de dominó e um barco do interior. Já a de Eduardo Braga tem itens como a reforma tributária, um copo do fluminense, um capacete com a logo da BR-319 e o boi Caprichoso. No Instagram, o senador afirmou que “aqui, até a action figure vem com propósito. Sempre lutando pelo nosso Amazonas”.