Search
booked.net

Após sete dias de greve de fome, Glauber Braga chega a acordo com Hugo Motta e encerra protesto

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Depois de sete dias, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) decidiu encerrar a greve de fome nesta quinta-feira (17), após um acordo com o presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta, sobre seu processo de cassação. Braga estava se alimentando de água, soro e isotônicos, e dormia nas instalações da Câmara em protesto.

O processo foi aberto depois que o psolista expulsou, aos empurrões, um integrante do ‘Movimento Brasil Livre’ que foi ao prédio da Câmara para ofendê-lo e atacar outros deputados, em abril de 2024. O pedido de cassação foi feito pelo Partido Novo.

Glauber iniciou a greve de fome horas após o Conselho de Ética da Câmara ter aprovado, por 13 votos favoráveis e cinco contrários, a representação do partido de extrema-direita contra o parlamentar, recomendando a perda do mandato. Glauber pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de o caso chegar ao Plenário da Câmara, responsável pela decisão definitiva.

Em uma publicação na rede social X, Braga publicou que “a greve de fome foi a tática mais radical em protesto ao ataque e perseguição que vem sofrendo de Arthur Lira por denunciar o Orçamento Secreto”.

Para ele, “a greve de fome cumpriu o seu papel: ampliou a denúncia da perseguição política, contribuiu para a pressão popular nas ruas e nas redes e gerou toda uma solidariedade a uma causa”.

Em seguida, disse ainda que “esse protesto acontece não só para a simples defesa de um mandato, mas também para impedir o silenciamento de quem denuncia o escândalo do Orçamento Secreto”.

A postagem continua, e o perfil de Braga diz que “cassar seu mandato seria um desrespeito ao voto popular, abrindo caminhos para ataques às liberdades democráticas”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.