*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) sugerir que não irá se lançar como candidato a prefeito de Manaus, o deputado estadual Wilker Barreto, do mesmo partido de Amom, se colocou à disposição para concorrer ao cargo nas eleições de 2024. Em suas redes sociais, Wilker disse que se sentia na “obrigação de colocar” seu nome no jogo, apesar de compreender que o Cidadania “tinha preferência” pelo deputado novato.
“De forma muito espontânea, de coração aberto, quero oficialmente colocar o meu nome à disposição do meu partido Cidadania, como pré-candidato a prefeito de Manaus em 2024. É sabedor que o colega deputado Amom há poucos dias desistiu da candidatura. O Cidadania tinha preferência pelo Amom e eu respeitava isso. Só que, na medida que ele desistiu, eu me sinto na obrigação de colocar meu nome à disposição”, disse.
Amom Mandel, no mesmo dia em que disse que não era candidato, afirmou que nunca proferiu a palavra “desistir”.
“Para deixar claro, nunca saiu da minha boca a frase ‘eu desisto’, apesar das manchetes. Nunca desisto de nenhum desafio que eu decido tentar. É impossível ‘desistir’ do que nunca declarei oficialmente que queria. Simplesmente disse que meu objetivo é terminar o que comecei. Eu sou guiado pela vontade de fazer o melhor para a minha cidade e para o meu Estado”, afirmou em vídeo.
Opositor declarado de Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker Barreto também coleciona embates com o prefeito David Almeida (Avante) e seu irmão, o deputado estadual Daniel Almeida (Avante). Wilker chegou a ser processado após relembrar um relatório de inteligência feito pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que apontava indícios de envolvimento de pessoas ligadas à campanha de David Almeida com uma facção criminosa.
O deputado também entrou com uma representação contra David Almeida no Ministério Público do Amazonas (MPAM) por conta da pintura de uma ciclovia nas pedras portuguesas do Complexo Turístico da Ponta Negra.