*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-BBB Lucas Buda resolveu publicar em suas redes sociais, neste domingo (5), um vídeo sobre a recente polêmica envolvendo a nomenclatura da castanha nativa da Amazônia. Na publicação, Buda fala sobre o contexto histórico do nome e faz uma breve explicação sobre o assunto, que causou discussão na web, principalmente entre amazonenses e paraenses.
“Tá rolando uma grande treta aí pela internet por conta da castanha, minha gente! Afinal, de onde é a castanha?”, pontuou antes de iniciar a explicação.
De acordo com o professor, a castanha recebeu o nome de ‘castanha-do-Pará’ porque o estado do Pará foi o primeiro a exportar o insumo para outros países. Ele também destacou que, no ano de 1992, a Convenção Nacional dos Frutos Secos decidiu que o nome seria castanha-da-Amazônia.
“A castanha é um produto característico da região amazônica. No Brasil, três estados protagonizan a produção de castanhas. O Amazonas é o maior produtor de castanhas, seguido pelo Acre e Pará”.
Lucas Buda também ressaltou que o Amazonas, atualmente, é o maior produtor de castanhas do Brasil e afirmou ainda que não há um termo único ou correto, pois a nomenclatura varia de acordo com a região.
A discussão se iniciou após a participação do ator manauara Adanilo, no programa ‘É de Casa’, da Globo, onde ao ensinar a receita de uma tapioca caboquinha, prato típico amazonense, ele menciona a castanha-da-Amazônia como um dos ingredientes.
Por sua vez, a ex-BBB Alane, que é paraense, se manifestou por meio de suas redes sociais para defender o nome do fruto, conhecido, especialmente em seu estado, como castanha-do-Pará.