*Da Redação Dia a Dia Notícia
Derrotado pela oposição na eleição para a presidência da CPMI do INSS, nesta quarta-feira (20), o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou o governo Lula e disse que o Planalto falhou na articulação política, afirmando que ‘dormiu’ e levou ‘bola nas costas’.
Aziz, que contou com o apoio do governo, recebeu 14 votos, mas foi superado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), eleito presidente do colegiado com 17 votos.
“Nós perdemos. Acho que o governo dormiu, como vem dormindo em muita coisa. Quem tomou bola nas costas foi o governo”, declarou Aziz.
“Faz parte do jogo. Às vezes, Deus nos dá livramentos, isso foi um livramento. A oposição se mobilizou para votar, algo que o governo não fez. O MDB da Câmara teve deputados faltantes, que não votaram, por exemplo. Enquanto isso, ninguém do PL deixou de votar. Tá explicado o motivo de eu ter perdido? Mobilização, vontade de vencer”, disse.
Apesar da derrota, o senador minimizou o impacto político e disse acreditar que se tratou de um “livramento” o fato de não estar à frente da CPI: “Sou um democrata, sei reconhecer que perdi. Não houve movimento no Congresso por barganha de votos”, avaliou.
O novo presidente da CPMI, Carlos Viana, indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para a relatoria. O nome surpreendeu, porque o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia anunciado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para a função.
