*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Sindicato dos Policiais Civis do Amazonas (Sinpol-AM) elegeu o investigar Daniel Lima como novo presidente da instituição. A escolha vem após a impugnação do pleito anterior, ocorrido em 30 de novembro, quando a chapa do ex-presidente Jaime Lopes foi impugnada por conter participantes de categorias que não fazem parte do sindicato.
A eleição foi realizada nessa segunda-feira (19/12) na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas, localizada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.
Os membros do sindicato elegeram a chapa presidida por Daniel Lima, que tem Léo Punk como vice. A campanha dos dois teve como mote a transparência e a renovação. O investigador eleito é conhecido por seu ativismo e chegou a denunciar a administração de Jaime Lopes após descobrir que o sindicato estava com carros empenhados e suas contas bloqueadas por uma dívida de R$ 1,3 milhão com a rede de saúde Unimed.
“Precisamos escolher pessoas que saibam trilhar os caminhos da conversão de ideias, com articulação política e utilizando de estratégias bem traçadas, buscando soluções para as nossas demandas”, afirmou Daniel em postagem nas redes sociais pouco antes de sua eleição.
Os sindicalizados não sabiam sobre a dívida com o plano de saúde e não houve chamada pública para um assembleia. Daniel chamou a situação de “preocupante” e afirmou que a atual gestão do Sinpol não concedeu acesso ao processo. A Unimed, inclusive, teria recorrido a instâncias superiores e a dívida do sindicato pode chegar a R$ 2,7 milhões. Caso não sejam quitadas, a associação poderá ter de penhorar sua sede, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.