O registro de perdas e extravios de documentos caiu pela metade, em Manaus, no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, foram registrados 14.445 boletins de ocorrência por essa motivação. Cartões de transporte, Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as carteiras de estudante lideraram as notificações no período.
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No primeiro semestre do ano passado, a capital teve 26.091 ocorrências de perdas ou extravios de documentos. Até maio, os dados eram contabilizados sem especificação. Em junho, com a adoção do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o indicador passou a fornecer com mais detalhes os itens perdidos.
Só em junho, foram 3.198 registros de perda ou extravio. Os cartões de transporte lideraram, com um total de 547 notificações. Na sequência aparece o RG, com 518 ocorrências, e a CNH, com 496 registros. Na quarta posição está a carteira estudantil, com 286 notificações, e os cartões de banco, com 261 registros.
O gerente de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), perito Ivan Farias, afirma que os documentos de identificação, como o RG, são indispensáveis para a realização de atos da vida civil.
“Por ser um documento bastante relevante na vida civil de todo cidadão, ele precisa ser bem conservado, bem guardado. Se não tiver necessidade de andar com ele, não ande, se puder usar outro documento para substituir, ou uma cópia autenticada, você pode também fazer isso para evitar estar andando de forma desnecessária com o documento original”, explicou o perito.
Versões digitais e atualização
Outra dica para não perder documentos é utilizar as versões digitais, como no caso do título de eleitor, da carteira de trabalho e da CNH. O gerente de Identificação lembra que, de acordo com a legislação, alguns documentos não possuem validade; porém, por se tratar de documentos de identificação, em situações de mudanças de características físicas, estado civil ou de gênero, é recomendada a atualização.
“Tem outras situações também, a própria rasura, assinatura diferente, tudo isso são situações que fazem com que você tenha que adequar o seu documento”, pontuou.
Caso o cidadão encontre o documento de outra pessoa, é importante levar em qualquer unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), onde ficam os postos de Identificação do Estado. Esses documentos são encaminhados para o Instituto de Identificação e bloqueados por medida de segurança.
Ocorrências
O registro do Boletim de Ocorrência é necessário para que o cidadão possa se resguardar no caso de alguém utilizar seus documentos de maneira ilícita. Pode ser realizado no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ou por meio da Delegacia Virtual, pelo site https://delegaciavirtual.