*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após chuvas intensas e destruição causadas pela passagem do furacão Milton, na costa da Flórida, nos Estados Unidos, alguns moradores tiveram um visitante inesperado ao saírem de casa. Nas redes sociais, usuários compartilharam vídeos de encontros com os animais.
Em um dos posts, moradores abrem a porta da casa, alagada após as tempestades, e encontram um enorme crocodilo a poucos metros da entrada.
No outro vídeo, um internauta se assusta com o animal após abrir a porta do carro. Nas imagens, é possível ver que há bastante água, e o crocodilo ataca uma das rodas do veículo com uma mordida. Um dos homens grita e se espanta com o tamanho do animal. O vídeo foi gravado em Fort Myers, segundo a imprensa americana.
Risco de inundações
O risco de inundações permanece na Flórida. A chuva intensa provocada pelo fenômeno está elevando o nível dos rios que podem atingir, ou ameaçam atingir, níveis históricos, informou a CNN na quinta-feira (10). Espera-se que esses indicadores permaneçam em estágio de inundação moderada ou superior ao longo deste fim de semana, com alguns rios não atingindo o pico até pelo menos domingo.
Especialistas alertam para os perigos de animais como crocodilos e cobras em um cenário de inundações. Nas redes sociais, o biólogo Christopher Gillette, afirmou que animais “vão estar em movimento nas águas da enchente” mesmo após a passagem da tempestade.
Em um vídeo recente, ele aparece ao lado de um dos crocodilos protegidos no santuário que ele administra e faz um aviso aos moradores da Flórida: “Certifiquem-se de ficar fora das águas da enchente o máximo que puderem. Obviamente, há situações de emergência, as pessoas vão fazer o que for necessário, mas, se puderem, tentem ficar fora”, diz.
“O alerta de segurança de sempre: não os alimente, mantenha crianças e animais de estimação longe da água, não nade nem ande nas águas! O risco representado pela vida selvagem nas águas da enchente é, na verdade, relativamente baixo; você realmente deve ficar fora da água porque ela estará cheia de esgoto humano”, compartilhou Gillette.
Segundo a rede americana, quase 12 rios estão nesse estágio, mas dois casos chamam mais atenção. Um deles é o rio Hillsborough, na cidade de Zephyrhills (no condado do mesmo nome do rio), que subiu para 4,71 metros, batendo o antigo recorde registrado em 1960 de 4,67 metros. A expectativa é de que o rio continue subindo até bater o pico de 4,96 metros na manhã de sexta-feira (11). Com isso, “várias” ruas de uma comunidade próxima serão inundadas, de acordo com o Water Prediction Center (WPC), também citado pela CNN.