*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
A apuração das notas dois bois Caprichoso e Garantido do Festival Folclórico de Parintins, foi realizada nesta segunda-feira (27), onde foi anunciado como vencedor da 55ª edição da festa, o Boi Caprichoso.
As decisões dos 9 jurados foram divulgadas a partir das 14h15, em cerimônia aberta ao público no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no interior do Amazonas, onde foram avaliadas as 3 noites de Festival, com 3 blocos que possuem 7 itens.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o município de Parintins ficou dois anos sem realizar o Festival, o que mobilizou muitos fãs a se programarem para estarem marcando presença na edição deste ano.
O Boi Caprichoso se concentrou em enfatizar o tema Amazônia, que veio a calhar com os últimos acontecimentos, fazendo referência às mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, bem como o avanço das queimadas, invasão de terras indígenas e garimpo ilegal.
O último título do Boi Bumbá Caprichoso foi em 2018, e a vitória deste ano se concretiza com 1259.3 pontos, vencendo as 3 noites de festa, com o tema ‘Amazônia: a nossa luta em poesia’, contra o Garantido que acumulou 1258.5.
Em entrevista coletiva, o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato comemorou a vitória e dedicou o prêmio ao seu pai. “O Caprichoso ganhou o maior festival de todos os tempos, vamos comemorar que ninguém é de ferro e esse sentimento porreta só cabe aqui, no Caprichoso”.
Confira o resultado da apuração:
1ª Noite do Festival Folclórico de Parintins 24 de junho (sexta-feira)
2ª Noite do Festival Folclórico de Parintins 25 de junho (sábado)
Caprichoso 419.60
Garantido 419.30
3ª Noite do Festival Folclórico de Parintins 26 de junho (domingo)
Caprichoso 419.70
Garantido 419.40