*Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento da consultoria Bites mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma queda de 93% em suas interações (curtidas, compartilhamentos e comentários) neste mês em suas redes sociais em comparação ao mês de outubro. A redução brusca no ritmo de postagens e a falta de transmissões ao vivo reduziram o fôlego do presidente. A média diária, que era de 7,6 milhões em outubro, passou a 487,7 mil.
Na terça-feira (29), Bolsonaro postou uma foto sua nas redes sociais sem legenda, a publicação anterior havia sido no dia 16 de novembro. O cenário era diferente antes da derrota nas eleições, quando as publicações eram frequentes.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) November 29, 2022
No mês de outubro, levando em consideração também o YouTube e o Tik Tok, a base de seguidores havia crescido 12,7% (6,8 milhões). A ausência também teve impacto no ritmo de aumento das contas que acompanham Bolsonaro, em novembro, a subida foi de 6% o equivalente a 3,6 milhões de seguidores. O presidente também reduziu as aparições publicas, na terça-feira esteve no jantar da bancada do PL.
Atualmente, Bolsonaro investe em publicações no Linkedin e Telegram, canais que concentram poucos eleitores, em um tom institucional, o que não engaja militância.
Nos últimos tempos, o momento em que conseguiu atrair mais internautas foi quando o presidente rompeu o silêncio após perder para Lula. No dia 2 de novembro, Bolsonaro publicou um vídeo pedindo que seus apoiadores desobstruíssem vias públicas. A mesma gravação foi replicada no Instagram, Twitter e Facebook, somando 8,29 milhões de interações.
– Presidente Jair Bolsonaro pede a manifestantes que desobstruam as rodovias: pic.twitter.com/ztRXh3IQWu
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) November 2, 2022
De modo geral, as redes sociais de Bolsonaro não foram alimentadas nos últimos 30 dias. No Facebook, foram cinco publicações, além da gravação. A principal diferença de engajamento ficou com a transmissão do pronunciamento que ele fez para a imprensa no dia 1º deste mês, que ficou salva na rede social.