O Facebook anunciou que os usuários da rede que tiveram contato com informações falsas sobre o coronavírus — seja por meio de posts, compartilhamentos ou vídeos — receberão avisos pop-up sobre o conteúdo. Seria uma resposta a uma pesquisa da Avaaz sobre o impacto da desinformação na rede social.
Os alertas irão redirecionar o usuário para uma página da OMS que contém informações verdadeiras sobre a covid-19. Segundo o Facebook, a ação deve ter início “nas próximas semanas”.
A empresa também incluiu uma nova seção no seu centro de informações do Covid-19 chamado Get the Facts, com artigos verificados que desmascaram informações erradas sobre o coronavírus. As novidades também foram compartilhadas pelo executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu perfil.
O anúncio do Facebook é uma resposta, após uma pesquisa feita pelo site Avaaz, divulgada na quarta-feira (15), mostrar que a rede social não tinha nenhum mecanismo de controle sobre a exposição de usuários a informações falsas sobre a doença. O Facebook rejeita os resultados do estudo.
Os pesquisadores da Avaaz analisaram uma amostra com mais de 100 exemplos de desinformação em seis idiomas sobre o coronavírus no Facebook. As postagens foram compartilhadas 1,7 milhão de vezes e foram visualizadas, aproximadamente, 117 milhões de vezes nos seis idiomas, apesar de já terem sido checadas por verificadores de fatos independentes.
Em resposta, na terça (14), o Facebook retirou 17 das postagens sinalizadas pela Avaaz que acumularam 2,4 milhões de visualizações estimadas.