O comentarista e ex-BBB Adrilles Jorge foi demitido pela Jovem Pan News após fazer um gesto interpretado como saudação nazista. Em sua fala, Adrilles saiu em defesa do apresentador Bruno Aiub, o Monark, tentando equiparar as mortes causadas pelo diretamente pelo nazismo e as que ocorreram em países comunistas.
“O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados”, afirmou.
Adrilles foi cortado pelo apresentador William Travassos, que anunciou o fim do programa. Em seguida, o ex-BBB levantou a mão direita e fez uma saudação semelhante ao “sieg heil”, usada por Adolf Hitler e seus apoiadores durante o regime nazista na Alemanha. O comentarista riu ao perceber o constrangimento de seu colega de bancada Diego Schelp e do apresentador William, que chamou a atitude de Adrilles de “surreal”.
Não sou capaz de determinar o que rolou aqui, mas vi o vídeo em baixa qualidade circulando, fui atrás do arquivo com qualidade e o apresentador William Travassos terminou o jornal com um “surreal, Adrilles” pic.twitter.com/uIOe59nlLs
— Samuel Pancher (@SamPancher) February 9, 2022
O Grupo Jovem Pan afirmou por meio de nota que “repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais. No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como um crime contra a humanidade que não deve jamais ser repetido.”
Nas redes, Adrilles disse que foi demitido por dar um “tchau deturpado por canceladores” e agradeceu a oportunidade dada pela Jovem Pan.
VEJA MAIS:
Influencer Monark defende criação de partido nazista em podcast, revolta web, vira alvo da Justiça e acaba demitido
PGR vai investigar se declarações de Monark e Kataguiri são nazistas