*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Causando controvérsias, o vereador Prof. Samuel (PSD) se pronunciou na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (27), sobre a polêmica em que afirmou que deveria normalizar o suco e a bolacha como merenda escolar para os alunos da rede municipal de educação. Em sua fala, o vereador afirma que sempre fez e sempre fará o melhor pela educação.
Na semana passada, Samuel normalizou a entrega de suco e bolacha como merenda das escolas municipais, ignorando a realidade em que a maioria das crianças fazem da merenda escolar a única refeição do dia. O aliado de David Almeida disse que a gestão municipal não pode encher de vitaminas o lanche nas escolas porque “se não o menino chega em casa e não almoça”. Samuel é presidente da Comissão de Educação da CMM.
O vereador afirmou que suas declarações foram distorcidas pela mídia e reafirmou seu compromisso com a merenda de boa qualidade nas escolas de Manaus. Ele destacou que foi “condenado por um recorte de vídeo” e que sua verdadeira intenção foi mal interpretada.
“O que se vê muitas vezes é uma pessoa assistindo a um vídeo e fazendo um pré-julgamento com base em um recorte de uma fala. Infelizmente, a mídia tem essa força, às vezes positiva, às vezes negativa, mas eu tenho uma história. Tenho uma história na educação. Não é uma fala solta ou um pedaço recortado que vai desfazer o trabalho de um ser humano, de alguém que tem no parlamento uma obrigação e uma dedicação, especialmente considerando que fui gestor de escola”, declarou o vereador.
Ele enfatizou que seu histórico demonstra um compromisso constante com a qualidade da educação e da merenda escolar. “Eu sou um defensor da merenda de qualidade. Sempre lutei pela qualidade da educação, da merenda escolar e de tudo aquilo que é feito para as pessoas carentes. Não é o vídeo que importa, são as pessoas que são importantes. Não é correto usar pedaços de vídeos para tentar condenar uma pessoa”, afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, a manipulação do vídeo retirou suas palavras de contexto, criando uma falsa impressão de suas intenções. Ele reiterou que sua fala foi tirada de contexto e usada de forma a distorcer seu verdadeiro significado. O vereador concluiu suas declarações pedindo que a mídia e o público considerem seu histórico de trabalho e dedicação à educação e ao bem-estar das crianças, em vez de se basearem em trechos editados de suas falas.
Vale relembrar que sua fala foi bastante criticada pela população e por outros parlamentares que não fazem parte da base aliada ao prefeito de Manaus, David Almeida.
“Normatizar bolacha e suco na merenda escolar, isso me assusta. Dizer que merenda é merenda e almoço é almoço. A gente sabe que mais de 70% das crianças que vão à rede pública municipal estão abaixo do IDH, com problemas de segurança alimentar e não têm o que comer. Nós temos que buscar melhorias para a merenda escolar. Isso sim! Tem criança que a merenda escolar é a única refeição do dia!”, afirmou o vereador Lissandro Breval (PP).